Pandemia – Higiene nos restaurantes
A pandemia do COVID-19 afetou todos os setores, mas em particular, o setor hoteleiro e de restauração. Manter as boas normas de higiene nos restaurantes e nos hotéis agora, mais do que nunca é fundamental.
Há pelo menos um ano que muitos consumidores evitam comer fora de casa devido ao medo que têm de possíveis infeções, o que fez com que os estabelecimentos tivessem que se adaptar e estruturar a sua forma de atendimento. Do mesmo modo que tiveram que redobrar os cuidados de higiene para garantir a segurança de todos.
Tendo em consideração toda esta situação, o Restaurante Elevador adotou medidas de segurança e higiene adequadas à pandemia, de forma a salvaguardar o seu espaço, para dar mais e melhor aos seus clientes. Antes de tudo, gostaríamos de destacar que o Restaurante Elevador já detém o certificado CLEAN & SAFE atribuído pelo Turismo de Portugal que comprova que adotamos todas as medidas aprovadas pela Direção Geral de Saúde.
De forma a manter a “normalidade” no funcionamento do restaurante, adotamos um conjunto de medidas que especificamos abaixo. Desse modo mostramos aos clientes que podem usufruir das suas refeições em segurança.
Destacamos as seguintes medidas no combate à pandemia:
- Realizar uma limpeza em todo o espaço e nos utensílios antes da abertura. Assim sendo, é conveniente utilizar produtos absorventes, de fácil limpeza e que não sejam tóxicos. Além de ventilar os diferentes locais, principalmente com a abertura das janelas e portas. A limpeza dos utensílios e ferramentas para exercício da atividade, deve também ser feita com regularidade.
- Higiene pessoal controlada. As pessoas que manipulam e/ou trabalham com alimentos devem lavar as mãos no início e no final do dia de trabalho. Do mesmo modo, a cada pausa que fizerem ou cada vez que tocarem em alimentos crus, também devem lavar e desinfetar as mãos.
- Na sala principal a limpeza deve ser reforçada. Além dos colaboradores lavarem regularmente as mãos, também disponibilizamos álcool gel em todas as mesas. Recomendar a higienização das mãos dos clientes na entrada do estabelecimento também é uma forma válida de prevenção.
- O uso de máscara e luvas é imprescindível para todos os profissionais do restaurante. Não só por questões de higiene, bem como pela segurança de todos que partilham o espaço.
- Desinfecção diária. Pelo menos seis vezes por dia todas as zonas de contacto frequente (maçanetas de portas, torneiras de lavatórios, mesas, bancadas, cadeiras, corrimãos). Igualmente, os equipamentos como as terminais de pagamento automático e ementas individuais depois de cada utilização.
- Reduzir a capacidade máxima do estabelecimento. No interior, incluindo balcão e a esplanada para assegurar o distanciamento físico recomendado (2 metros) entre as pessoas nas instalações.
Esperamos contar com a sua presença no nosso estabelecimento brevemente! Não se esqueça de partilhar e identificar as nossas redes sociais Facebook e Instagram com @restauranteelevador.
Esteja atento às novidades no nosso blog.